Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Informática

Informática

No dia 7 de Setembro, o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel participou na Praça XV de Novembro, do Desfile Cívico-Militar comemorativo à Independência do Brasil.

O evento iniciou com a realização da Revista da Tropa pelo Comandante do Regimento e pelo
Prefeito Municipal de São Borja, Senhor Eduardo Bonotto.

Na sequência ocorreu o desfile da tropa, com destaque para a Guarda a Bandeira Nacional e as Bandeiras Históricas do Brasil, conduzidas pelo grupamento hipomóvel do Centro Hípico João Manoel.

Além da tropa a pé do Regimento João Manoel, também desfilaram os militares da 1a Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada “Companhia Coronel Antônio de Souza Doca”, totalizando o efetivo de 540 militares da Guarnição Federal de São Borja.

Por último, o grupamento mecanizado finalizou o desfile militar, com destaque para as Viaturas Blindadas GUARANI e Viaturas Especializadas de Engenharia.

Um dos pontos fortes do Desfile foi a participação de um grupamento de Veteranos e Reservistas, relembrando os desfiles realizados durante os anos que serviram a Pátria. A presença dos Etemos Manoelinos foi um tributo ao legado histórico e à dedicação daqueles que contribuíram para o Exército Brasileiro.

No dia 1° de Setembro, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel” participou da Abertura da Semana da Pátria do município de São Borja, realizada no bairro do Passo.

A tropa do 2° RC Mec participou da Solenidade e do Desfile, atividades que contaram com a presença de Autoridades civis e militares, além da participação de Escolas Estaduais e Municipais.

A comunidade local também se fez presente, compartilhando o espírito cívico e a celebração da nossa identidade nacional.

No dia 29 de Agosto, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel” realizou uma Formatura alusiva ao Dia do Soldado, com militares do Regimento e da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada “Companhia Coronel Antonio Souza Doca”.

A Solenidade teve por objetivo exaltar o nascimento do Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Os Soldados incorporados no corrente ano realizaram o Juramento e a Continência indivifual à Bandeira Nacional.

Na oportunidade, também foram entregues Medalhas Militares, por Tempo de Serviço e bons serviços prestados, alem da entrega da Medalha de Distinção ao Soldado do Efetivo Variável destaque do ano de 2024.

Além disso, foi feita a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito ao Soldado Melhor Atirador Combatente, ao Melhor Aptidão Física e ao Soldado Praça mais distinta do ano de 2024.

Nos dias 17 e 18 de Maio, o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel” prestou apoio à Defesa Civil do município de São Borja, em virtude da enchente do Rio Uruguai.

O apoio dos militares do Exército Brasileiro agora consistiu no transporte dos móveis e utensilios das famílias desabrigadas de volta para as suas residências, nas áreas ribeirinhas, após cerca de 15 dias, em virtude da baixa do nível das águas do rio.

Nesse momento de dificuldades, o 2° RC Mec permanece à disposição das autoridades para prestar todo o apoio possível e necessário à população.

BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

Desde a última Sexta-feira, dia 03 de Maio e durante todo o final de semana, o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel”, juntamente com a 1a Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada “Companhia Coronel Souza Docca” estão prestando apoio à Defesa Civil do município de São Borja, em virtude da subida do nível do Rio Uruguai.

O referido apoio dos militares do Exército Brasileiro consiste na retirada preventiva dos móveis e utensilios das famílias que moram nas áreas ribeirinhas do Rio Uruguai, principalmente nos Bairros do Passo, Itacherê e Vila Santa Rosa.

Os locais a serem evacuados são coordenados pela Secretaria da Defesa Civil municipal e os pertences das famílias apoiadas são levados para abrigos da Prefeitura ou para casa de familiares ou amigos.

Nesse momento de dificuldades em virtude das chuvas e da subida das águas do Rio Uruguai em São Borja e região, o 2° RC Mec e a 1a Cia E Cmb Mec se colocam à disposição das autoridades para prestar todo o apoio possível e necessário à população.

BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

No dia 19 de Abril o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel”, juntamente com a 1a Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada “Companhia Coronel Souza Docca” comemoraram o Dia do Exército Brasileiro.

A atividade teve início com um Culto Ecumênico no Auditório do Regimento e, na sequência, foi realizada uma Formatura, a qual contou com a presença de autoridades civis e militares da cidade de São Borja, que prestaram especial brilho à solenidade.

Durante a formatura foi realizada a entrega de Medalhas à militares do 2° RC Mec e da 1a Cia E Cmb Mec e o Diploma de Colaborador Emérito do Exército ao Senhor Pedro Machado, da cidade de São Borja, em reconhecimento aos ótimos serviços prestados ao Exército Brasileiro.

BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

No dia 18 de abril militares do 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel” realizaram palestras em escolas da Rede Pública versando sobre o tema “Como ingressar no Exército Brasileiro“

Os Aspirantes-a-Oficial Lucas Ferreira e Muller, acompanhados dos Sargentos Higor Souza e Monteiro, ministraram palestras institucionais aos alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais Apparício Silva Rillo e Tricentenário, com o objetivo de apresentar as oportunidades oferecidas pelas Forças Armadas e os requisitos para ingressar em uma carreira militar.

Mais do que apenas fornecer informações, os militares buscaram inspirar os jovens a alcançarem seu potencial máximo e enfatizaram valores fundamentais como disciplina, trabalho em equipe e comprometimento.

    No dia 16 de junho o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel”, realizou uma série de atividades comemorativas alusivas à memória do Combate da Resistência de São Borja na Guerra da Tríplice, em 1865.  Logo no início da manhã, na região do “Capão dos Voluntários”, distante 14 quilômetros do Regimento, o Senhor General de Brigada ÁDAMO LUIZ COLOMBO DA SILVEIRA, Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada ”Brigada José Luiz Menna Barreto”, juntamente com um efetivo de cavaleiros e amazonas compostos por militares do 2° R C Mec e da Coudelaria de Rincão, de Comandantes de Unidades Militares e integrantes da 1ª Bda C Mec, participaram de uma singela homenagem aos tombados no referido combate.

    Neste local, em 10 de Junho de 1865, o então Tenente-Coronel João Manoel Menna Barreto, reuniu os 500 homens que compunham o 1º Corpo de Voluntários da Pátria e partiu em marcha forçada até a então Vila de São Borja, onde bravamente resistiram à invasão das tropas paraguaias, possibilitando a evacuação das famílias que ali viviam, assim salvando inúmeras vidas. Em seguida, seguiram em uma Cavalgada, percorrendo o mesmo itinerário que o Comandante do 1° Batalhão de Voluntários da Pátria traçou com seus homens, antes de obter o seu “Batismo de Fogo”, a qual foi concluída ao chegar no Pátio de Formaturas, o qual marca o exato local que os homens de João Manoel, travaram a sanguenta batalha da resistência.

    Ao fim foi realizada uma Solenidade alusiva os feitos citados, sendo presidida pelo Senhor General Colombo, e que contou também com a presença de diversas autoridades civis e militares. Na ocasião, em homenagem ao Patrono do Regimento, foi colocada ao “pé” da Cruz Grande, a qual marca o local histórico da então Vila de São Borja, uma Corbelha de flores, onde repousam seus restos mortais, e logo após, findando as atividades comemorativas com o desfile da tropa do 2° RC Mec.

Fotos: Cabo Augusto

Terça, 15 Agosto 2023 11:35

Campanha do Agasalho 2023

      No período de 22 de maio a 02 junho, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel” realizou a Campanha do Agasalho 2023, a qual promoveu entre as Subunidades da OM um grande recolhimento de roupas e cobertores, com objetivo de repassar à entidades beneficentes, para que sejam distribuídas a pessoas com maior necessidade.

     Nesta atividade, foram recolhidas 6000 peças de roupas, doadas por militares do Regimento e também por civis, as quais foram entregues à senhora Luciane Bidinoto, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no bairro do Passo, entidade responsável pela entrega destas doações as famílias mais necessitadas.

 
     No período de 30 de maio a 1° de junho o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento João Manoel” deu continuidade ao Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ) de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

     Nesta fase, os Soldados incorporados no corrente ano participaram de diversas instruções teóricas e aplicaram todas as Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) adquirido durante às instruções.

     Na IIQ de Operações de GLO, os militares participaram de instruções de Operação de Controle de Distúrbio (OCD), Operação de Busca e Apreensão (OBA), Posto de Segurança Estático (PSE) e Ponto de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE), nas quais receberam instruções referentes à legislação vigente, regras de engajamento e os fundamentos destas Operações, além de realizarem práticas controladas com militares do Efetivo Profissional, de modo que as atividades fossem apresentadas de maneira mais realista possível, visando identificar as principais dificuldades deste módulo de atuação.

 
Página 1 de 64
Fim do conteúdo da página